Agora vou filosofar...
Dúvidas... Confusão... Angústia... Busca por momentos felizes, ou alegres, ou agradáveis... ou somente não solitários...
Uma vida inteira de decisões... Será q o q escolhi foi o melhor? Estou fazendo tudo q deveria, ou podia, ou queria? E o futuro? E os anseios?
Tantas perguntas...
E as repostas? Quais são as certezas? Pra que tanta luta (estou realmente lutando) ?
O q justifica cada respiração? cada inspiração? cada suspiro?
Ah não amiga! Sei não... queria poder te ajudar a decifrar seus sentimentos e decidir o q é melhor pra vc... mas tudo é tão relativo... (ou não)?
Será q tudo é simplismente simples e é a gente q complica pra dar sentido ao vazio q trazemos na alma?
Fim das "filosofações"(será?)...
Um dia desses tava lendo q as taxas de suicídio nos países de 1° mundo são as maiores do mundo. Gente q apesar de ter tudo(em termos políticos, materiais e culturais) se mata simplesmente pq não tem obstáculos na vida, pq vejam bem, objetivos eles tem, mas todos são certos e facilmente alcançáveis. Não há dúvida da vitória. Então eles se matam...
Tava lendo(de novo) "Verônica decide morrer"... no livro ela é uma jovem com alguns amigos, um emprego fixo, uma vida sexual e afetiva bem resolvida q decide q a vida deve acabar pq não existem mais novidades, nem emoções... e q se ela continuar a viver vai ter um futuro apático e sem graça, onde vai acabar com pena de si mesmo.
Imagina q vai acabar se casando com um homem q no inicio sera tudo pra ela, eles terão 2 ou 3 filhos, ela vai envelhecer e engordar, perder a auto-estima, ele vai perder o interesse nela, ficarão com raiva um do outro por achar q a culpa era do outro, serão mais amigos do q amantes e restará somente piedade...
E pra q esse destino cruel não a alcance ela resolve se matar. Sem dúvidas de q isso será o melhor. Só q ela não consegue morrer e ao inves disso vai parar em um hospício onde o médico mente a ela dizendo q a tentativa de suicidio deixou sequelas q a matarão em 1 semana.
No início se conforma e alguém lhe conta uma história: era uma vez um reino em q um bruxo coloca um feitiço no poço em q todos, menos o rei e a rainha(q tinham um poço particular), bebem água. Com essa poção, todos ficam "loucos"(= agindo de forma completamente diferente do comum). o Rei baixa decretos e leis para conter os súditos, mas não tem ninguem p/ fazer c/ q/ as ordens sejam cumpridas, então, qdo estava desistindo de tudo, a rainha tem uma grande ideia(como sempre uma mulher salva tudo): beber, eles tb, da agua contaminada, assim, eles passam a pensar como todos e tudo volta ao "normal".
No final das contas Verônica descobre q a vida pode valer a pena sim! E q só cabe a ela mesma fazer com q tudo não seja igual sempre.
Ousadia para assumir seus desejos, força para se chegar aonde quer e coragem para aceitar viver as paixões q a vida de traz de presente, sem medo do sofrimento, são o q te faz sentir relamente vivo. Nunca passando por cima de ninguem, mas não negando suas vontades pelos outros.
Pq falar nisso tudo? Não sei... acho q pq a maioria das nossas aflições estão relacionadas em não ser aceito, não ser compreendido. Em não encontrar explição pras coisas, como se tudo tivesse q ter uma explicação (dá-lhe Anna Vitória!!!!).
O mundo em q vivemos determinou as atitudes q todos devem ter, estabeleceu os conceitos do q é bonito, do q é moralmente correto, e até do q nos traz felicidade ( quem pode saber o q me faz feiz?). Todo o resto é loucura, é errado ou insensato. Rídiculo!
Nos últimos dias venho chegando a uma conclusão: não deveria ter nascido nesse mundo ou pelo menos não nessa época.
Pq não aceitar q tudo é uma questão de escolha? Pq não aceitar q devemos nos responsabilizar por nossas decisões, por mais q elas não sejam as mais sensatas (o q é sensatez?). No fim ela pode até te trazer algum sofrimento (e consequentemente aprendizado), mas é inútil se martirizar com a culpa e o arrependimento.
Assuma suas escolhas e levante a cabeça apesar delas. È dificil, mas tentar não se importar c/ a opinião dos outros nos poupa muito sofrimento.
Alguns dizem q não! Devemos levar em consideração o q as outras pessoas vão pensar de nós, afinal vivemos em sociedade e dependemos dos outros...
Será?
Qdo o sofrimento te assola altas horas da madrugada, no q os outros te ajudam? Qdo vc chora até as lágrimas secarem, o mundo q te critica te consola? Qdo vc pensa em seus problemas até subir um nó na garganta quem te dá a solução?
No máximo seus amigos, q tb tem os problemas deles e infelizmente só podem te ajuda com palavras de carinho e força moral, sendo q isso torna os problemas suportáveis, mas não resolve nenhum. E é pra ser assim.
A nossa luta pessoal sempre é tão solitária...
to be continue...
terça-feira, 8 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
LIGA DA JUSTIÇA
A liga da justiça traduz a amizade de pessoas que ao longo de uma convivência de 6 anos tornaram-se companheiras de uma vida.
Algumas se amaram logo de cara, outras se revelaram maravilhosas apesar da 1° impressão, e outras, mesmo tendo se afastado fisicamente, continuam sendo essenciais.
Mas o mais importante é q apesar de todos os conflitos, as diferenças e os desencontros permanecemos cada vez mais unidas.
Por tudo aquilo que passamos, pelas lágrimas que choramos nos ombros umas das outras, pelos amores perdidos e ilusões destruidas que só se tornaram suportaveis pq dividimos, por todas as risadas na hora errada, por todas as cachaças que bebemos, por todo o apoio que nos demos, quero dizer muito obrigada à todas e trazer esse blog como mais uma forma de nos mantermos ligadas...e tb ter aquela famosa DR que eu tanto gosto...rsrsrsrsrsrs
Algumas se amaram logo de cara, outras se revelaram maravilhosas apesar da 1° impressão, e outras, mesmo tendo se afastado fisicamente, continuam sendo essenciais.
Mas o mais importante é q apesar de todos os conflitos, as diferenças e os desencontros permanecemos cada vez mais unidas.
Por tudo aquilo que passamos, pelas lágrimas que choramos nos ombros umas das outras, pelos amores perdidos e ilusões destruidas que só se tornaram suportaveis pq dividimos, por todas as risadas na hora errada, por todas as cachaças que bebemos, por todo o apoio que nos demos, quero dizer muito obrigada à todas e trazer esse blog como mais uma forma de nos mantermos ligadas...e tb ter aquela famosa DR que eu tanto gosto...rsrsrsrsrsrs
5 comentários:
acho que todas nós estamos precisando de terapeutas e psicológos.. pessoas que são pagas para ouvir e tem o dever de guardar segredo sob pena de prisão...
acho que a transparência vem da confiança e do gostar de si mesmo..
crescer está sendo duramente difícil!
p.s. : comentário do comentário:
duramente dificil é modéstia sua!
ow amiga... afinal de contas... quem eh que se entende? to de novo no psicólogo, mas eu te digo com toda certezaaa... [palavra de quem ja passou por diversas dificuldades e nao na msma proporção por vários psicólogos...] nem msmo eles nos entendemm... =( que isso eh um saco nos sabemos.. pq.. quem nao quer uma resposta simples e clara pra resolver um problema que parece ser insolucionável?
espero que tudo acabe bem...
te amo
TU CM VONTADE DE LER MAIS.. e eu que espero um dia conseguir ler teus textos e nao chorar... [um dia ainda consigo]... tudo que tu escreve me toca mto...
:)
parece q tu tah falando pra mim.. e qnto ao Veronica decide morrer... qnd eu li me apaixonei... o que nos resta eh a vontade de viver.. mas sem viver na mesmicee...
amei o texto. chorei muito! amiga como vc escreve bem....vce anna deviam se juntar e fazer um livro!!!!!! li o certo na hora certa!!!ammmmoooooooo vccccccccccc!!!!!!!!! a vida é uma caixinha de surpresas.....viver é arriscado.....morrer mais ainda.....afinal....viver é algo q fazemos(ou tentamos fazer) todo dia...e morre é algo único.....o novo dá medo....e isso td é normal(pelo menos eu acho). filosofias de vida.......bbbbjjjjjjjjssssssssss a todaaaasssssss
Postar um comentário