terça-feira, 8 de abril de 2008

CONTINUAÇÃO...

Agora vou filosofar...



Dúvidas... Confusão... Angústia... Busca por momentos felizes, ou alegres, ou agradáveis... ou somente não solitários...



Uma vida inteira de decisões... Será q o q escolhi foi o melhor? Estou fazendo tudo q deveria, ou podia, ou queria? E o futuro? E os anseios?



Tantas perguntas...



E as repostas? Quais são as certezas? Pra que tanta luta (estou realmente lutando) ?



O q justifica cada respiração? cada inspiração? cada suspiro?



Ah não amiga! Sei não... queria poder te ajudar a decifrar seus sentimentos e decidir o q é melhor pra vc... mas tudo é tão relativo... (ou não)?



Será q tudo é simplismente simples e é a gente q complica pra dar sentido ao vazio q trazemos na alma?



Fim das "filosofações"(será?)...



Um dia desses tava lendo q as taxas de suicídio nos países de 1° mundo são as maiores do mundo. Gente q apesar de ter tudo(em termos políticos, materiais e culturais) se mata simplesmente pq não tem obstáculos na vida, pq vejam bem, objetivos eles tem, mas todos são certos e facilmente alcançáveis. Não há dúvida da vitória. Então eles se matam...



Tava lendo(de novo) "Verônica decide morrer"... no livro ela é uma jovem com alguns amigos, um emprego fixo, uma vida sexual e afetiva bem resolvida q decide q a vida deve acabar pq não existem mais novidades, nem emoções... e q se ela continuar a viver vai ter um futuro apático e sem graça, onde vai acabar com pena de si mesmo.

Imagina q vai acabar se casando com um homem q no inicio sera tudo pra ela, eles terão 2 ou 3 filhos, ela vai envelhecer e engordar, perder a auto-estima, ele vai perder o interesse nela, ficarão com raiva um do outro por achar q a culpa era do outro, serão mais amigos do q amantes e restará somente piedade...

E pra q esse destino cruel não a alcance ela resolve se matar. Sem dúvidas de q isso será o melhor. Só q ela não consegue morrer e ao inves disso vai parar em um hospício onde o médico mente a ela dizendo q a tentativa de suicidio deixou sequelas q a matarão em 1 semana.

No início se conforma e alguém lhe conta uma história: era uma vez um reino em q um bruxo coloca um feitiço no poço em q todos, menos o rei e a rainha(q tinham um poço particular), bebem água. Com essa poção, todos ficam "loucos"(= agindo de forma completamente diferente do comum). o Rei baixa decretos e leis para conter os súditos, mas não tem ninguem p/ fazer c/ q/ as ordens sejam cumpridas, então, qdo estava desistindo de tudo, a rainha tem uma grande ideia(como sempre uma mulher salva tudo): beber, eles tb, da agua contaminada, assim, eles passam a pensar como todos e tudo volta ao "normal".



No final das contas Verônica descobre q a vida pode valer a pena sim! E q só cabe a ela mesma fazer com q tudo não seja igual sempre.

Ousadia para assumir seus desejos, força para se chegar aonde quer e coragem para aceitar viver as paixões q a vida de traz de presente, sem medo do sofrimento, são o q te faz sentir relamente vivo. Nunca passando por cima de ninguem, mas não negando suas vontades pelos outros.



Pq falar nisso tudo? Não sei... acho q pq a maioria das nossas aflições estão relacionadas em não ser aceito, não ser compreendido. Em não encontrar explição pras coisas, como se tudo tivesse q ter uma explicação (dá-lhe Anna Vitória!!!!).



O mundo em q vivemos determinou as atitudes q todos devem ter, estabeleceu os conceitos do q é bonito, do q é moralmente correto, e até do q nos traz felicidade ( quem pode saber o q me faz feiz?). Todo o resto é loucura, é errado ou insensato. Rídiculo!



Nos últimos dias venho chegando a uma conclusão: não deveria ter nascido nesse mundo ou pelo menos não nessa época.

Pq não aceitar q tudo é uma questão de escolha? Pq não aceitar q devemos nos responsabilizar por nossas decisões, por mais q elas não sejam as mais sensatas (o q é sensatez?). No fim ela pode até te trazer algum sofrimento (e consequentemente aprendizado), mas é inútil se martirizar com a culpa e o arrependimento.

Assuma suas escolhas e levante a cabeça apesar delas. È dificil, mas tentar não se importar c/ a opinião dos outros nos poupa muito sofrimento.

Alguns dizem q não! Devemos levar em consideração o q as outras pessoas vão pensar de nós, afinal vivemos em sociedade e dependemos dos outros...

Será?

Qdo o sofrimento te assola altas horas da madrugada, no q os outros te ajudam? Qdo vc chora até as lágrimas secarem, o mundo q te critica te consola? Qdo vc pensa em seus problemas até subir um nó na garganta quem te dá a solução?
No máximo seus amigos, q tb tem os problemas deles e infelizmente só podem te ajuda com palavras de carinho e força moral, sendo q isso torna os problemas suportáveis, mas não resolve nenhum. E é pra ser assim.

A nossa luta pessoal sempre é tão solitária...

to be continue...

5 comentários:

Anna Vitoria disse...

acho que todas nós estamos precisando de terapeutas e psicológos.. pessoas que são pagas para ouvir e tem o dever de guardar segredo sob pena de prisão...

acho que a transparência vem da confiança e do gostar de si mesmo..

crescer está sendo duramente difícil!

Laura Monique disse...

p.s. : comentário do comentário:

duramente dificil é modéstia sua!

Yasmim Prado disse...

ow amiga... afinal de contas... quem eh que se entende? to de novo no psicólogo, mas eu te digo com toda certezaaa... [palavra de quem ja passou por diversas dificuldades e nao na msma proporção por vários psicólogos...] nem msmo eles nos entendemm... =( que isso eh um saco nos sabemos.. pq.. quem nao quer uma resposta simples e clara pra resolver um problema que parece ser insolucionável?
espero que tudo acabe bem...


te amo

Yasmim Prado disse...

TU CM VONTADE DE LER MAIS.. e eu que espero um dia conseguir ler teus textos e nao chorar... [um dia ainda consigo]... tudo que tu escreve me toca mto...
:)

parece q tu tah falando pra mim.. e qnto ao Veronica decide morrer... qnd eu li me apaixonei... o que nos resta eh a vontade de viver.. mas sem viver na mesmicee...

Patrícia Ximenes disse...

amei o texto. chorei muito! amiga como vc escreve bem....vce anna deviam se juntar e fazer um livro!!!!!! li o certo na hora certa!!!ammmmoooooooo vccccccccccc!!!!!!!!! a vida é uma caixinha de surpresas.....viver é arriscado.....morrer mais ainda.....afinal....viver é algo q fazemos(ou tentamos fazer) todo dia...e morre é algo único.....o novo dá medo....e isso td é normal(pelo menos eu acho). filosofias de vida.......bbbbjjjjjjjjssssssssss a todaaaasssssss

LIGA DA JUSTIÇA

A liga da justiça traduz a amizade de pessoas que ao longo de uma convivência de 6 anos tornaram-se companheiras de uma vida.
Algumas se amaram logo de cara, outras se revelaram maravilhosas apesar da 1° impressão, e outras, mesmo tendo se afastado fisicamente, continuam sendo essenciais.
Mas o mais importante é q apesar de todos os conflitos, as diferenças e os desencontros permanecemos cada vez mais unidas.
Por tudo aquilo que passamos, pelas lágrimas que choramos nos ombros umas das outras, pelos amores perdidos e ilusões destruidas que só se tornaram suportaveis pq dividimos, por todas as risadas na hora errada, por todas as cachaças que bebemos, por todo o apoio que nos demos, quero dizer muito obrigada à todas e trazer esse blog como mais uma forma de nos mantermos ligadas...e tb ter aquela famosa DR que eu tanto gosto...rsrsrsrsrsrs