sexta-feira, 27 de junho de 2008

Nem tudo que reluz é ouro...

As vezes a sinceridade não é o que as pessoas esperam ter de quem lhe acompanha. Escolhe-se para quem se conta segredos. Escolhe-se de quem os esconde. Escolhe-se quem deve saber que não querem contar-lhe tais fatos secretos.

Dois podem ser os motivos: Falta de confiança ou desconhecimento da personalidade das pessoas.

Como transmitir confiança? Tudo que contar ficará guardado como uma múmia egípcia. Se o túmulo for profanado, maldições recairão sobre os pentelhudos de plantão. Não existe a menor vontade agora de saber assuntos que os outros não devem saber. Não me interessa guardar detalhes sórdidos ou felicidades proibidas de ninguém. Problemas são seus e não meus e os meus já me bastam para guardar e não dividir com ninguém. De fato, não existe o menor desejo de ser repositório dos ecos dos outros, agüentando os gritos sufocados das angústias dos outros e apenas os repetindo, a fim de ser a válvula de escape dos temores e pesadelos.

Conhecer a reação do ouvinte. Medo das críticas. Quem fala quer ser escutado por alguém que vai baixar a cabeça e confirmar que tudo que foi feito foi certo, bem pensado, planejado, com a intenção correta, nos melhores sentimentos. O problema não está em escutar a contestação, a réplica. Entender é uma coisa, aceitar é outra completamente diferente. Se os amigos que espera sejam apenas aqueles que batam palmas no seu sucesso e na sua queda, coloque um nariz de palhaço, vista seu biquíni de lacinho e vá ser famosa. Caso contrário, enfrente o fato de que você não nasceu programado para acertar sempre, e as vezes é necessário alguém que lhe desperte pro erro que se cometeu sem perceber. A questão não é o medo de ser jogado de encontro com a verdade, mas sim a insegurança de que o que se fez foi certo ou errado.

Conservadora? Quem? Não quer escutar, então não conte. Ou conte pedindo para não escutar. Ou esteja firme da atitude que tomou, incomode a quem quiser incomodar. Ou então pegue uma colher de farinha e engula as porcarias da sua vida como uma espinha de peixe engasgada e eu espero sinceramente que desça rasgando goela a dentro, para aprender a nunca mais deixar tão claro assim que não quer contar nada.

Ninguém é a palmatória do mundo, já dizia um empresário aculá. E ouvido não é pinico, isso dito pela Dona Iraci, entre um gole e outro da pinga da esquina. Não há vocação nenhuma para ser padre e a mesa de bar em ser confessionário. Confessionário só dá ibope no Big Brother.

Mas o que realmente ocorre é que a amizade se estabeleceu por que havia motivos para isso. Simples assim. A conversa é agradável, os interesses se complementam, não há competitividade, fica-se feliz com simples fato da pessoa está também feliz. E se sente à vontade para conversar, dando a liberdade para o amigo de verdade falar com SINCERIDADE antes de tudo. É a certeza que quem está do lado é uma pessoa que realmente se preocupa com você, quer fazê-la sentir amparada, assim, como se não estivesse sozinha, tendo apenas o travesseiro para aparar as lágrimas. Contar a sua vida para essa amiga é porque ela não é colecionadora dos detalhes sórdidos da trajetória de qualquer pessoa que seja. É porque o que você faz da sua vida, também atinge a vida dela.

Por último e mais fundamental: não subestime a inteligência. Pensando que está travando uma conversa torta, pode ser que alguém entenda como papo reto, mais daqueles geometricamente ereto. Não atravesse histórias no meio de conversas, não diga sobre ‘aquela pessoa’, ou ‘aquela coisa’, ou sobre ‘aquilo’, só pra deixar bem claro que uma das que desconhecem, teoricamente, o assunto é declaradamente a última pessoa que você deseja que saiba. Não venha com essa prosa meia boca, contando retalhos dos milagres, escondendo o dia, a missa e o santo.

Ninguém é tão vítima quanto parece e nem tão vilão quanto queremos. Se toque! Se manque! Ou então vá se acostumando a não mais ter por perto seu saco de pancadas.

4 comentários:

Unknown disse...

BACANA O TEXTO ANA

Unknown disse...

OPS...FOI EU SAMUCA QUEM DISSE...HEHEHEHEH

Patrícia Ximenes disse...

oi aninha!!!!! saudades de vc minha filha!!!!
Bem,o q faz com q escreva aqui no blog foi esta sua mensagem tosca. Ela me preocupou bastante!!!!! e por isso vou te deixar algumas palavras.....sinceras, talvez duras, talvez menos fantasiosas ou mais...sei lá, mas td oq vou falar estou realmente sentindo....
ana, é muito normal algumas pessoas terem segredos....nem todo mundo tem sua vida como um livro aberto....o fato é q mesmo num ciclo de amizade maravilhoso, forte e sincero como o nosso, algumas amiga tem as pessoas q mais se afeiçoam...tem as amiga q mais saem juntas....tem as q mais conversam sobre a vida profissional, tem as q mais conversam sobre filhos, tem as q mais conversam sobre sexo, tem aquelas para quem não escondemos nada....isso não quer dizer falta de confiança. é afeição!!!! e é muito natural....por exemplo, vc sempre se deu mais com denize.....crol sempre se dava mais com mariana e andrea, eu sempre me dei mais com laura e carol, oq não quer dizer q vc não me ame, não ame a laura, não ame a carol, não ame a mariana....o mesmo para mim, e o mesmo para as outras meninas....isso ão significa dizer q todas não somos amigas.....achoq amizade é vc saber q a pessoa ta ali para oq precisar....amais eu gostaria de ser um repositório de angústias para minhas amigas.....mas quero estar com todas vcs nas hora más, para dar apoio, e não para julgá-las, pq não tenho esse direito(aliás quem nunca cometeu um pecado q atire a primeira pedra. e outra, tivemos criações diferentes, temos alguns princípios e alguns valores diferentes, tb podemos pensar e agir diferentes, e graças a deus existem as diferenças, senão a vida seria um saco....eu mesma não aguentari duas de mim mesma, qto mais sete? então vamos dar um viva à diferença!!!!!!)e tb quero estar nas horas ótimas, confraternizando, gritando, sorrindo, batendo-papo, compartilhando momentos felizes e vitoriosos. pelo menos é assim q penso q deve ser amizade.
tb concordo com vc q qdo somos amigos não devemos baixar a cabeça para os equívocos dos seus amigos....agora o q pe o erro paraa gente? quem sabe se a pessoa acertou ou errou? na verdade sabemos mais ou menos qdo a pessoa pode sofrer ou não. mas escoher a vida q ela quer levar e aas atitudes q ela quer tomar é só ela mesma!!!!! Não devemos ouvir nossas amigas querendo dar uma sentença para a vida delas, afinal, só sabe da nossa vida a gente mesmo....é aquela coisa....só sabe quem vive!!!! Podemos discordar de atitudes de amigos, mas isso não pode significar imposição. não devemos dizer oq elas devem ou não fazer, podemos dizer o q pensamos do q de fato acontece com um amigo, mas não podemos julgá-lo. Devemos demonstrar q estamos ali para ajudar....opiniões e sugestões podemos dar, mas tb não devemos desamparar uma amiga qdo ela mais precisar só pq ela quebrou a cara e nem apontar de forma a afirmar q o qela fez ou deixou de fazer é um absurdo....é como eu disse no começo....o q é certo e o q é errado? só deus sabe....temos q estar ali para dar a mão, por vontade, por amor.....ão deemos dar a mão para depois apontar nossos feitos.....
a sinceridade é uma excelente qualidade, ma a qualidade mais importante d euma amizade é o respeito!!!!! Afinal ngm é obrigado a amar ngm, mas é obrigado a respeitar....eu digo respeito no geral....liberdade de decisões....de sentimentos(mesmo os mais profanos )...de pensamento.....de religião....de estilo de vida....de opção sexual...e o q nos une? o amor e afeições parecidas.
Sempre pensei(e penso) q a nossa amizade é forte pq nao julgamos umas as outras....pelo contrário...apoiamos umas as outras...nos amamos...nos respeitamos e nos ajudamos.....e é por isso q a liga é a liga......
agora quero dizer q amo cada uma de vcs como vcs são....claro q tb não sou obrigada a gostar de algns defeitos q todas temos....mas as qualidades q vejo em todas vcs superam os defeitos...e isso é importante!!!!!! amo vc, denize, carol, laura, janaína e mariana!!!!!
bjjjjjjjjjjjsssssssssss.

Anna Vitoria disse...

E tudo passa...
tudo se acalma...

termina-se esquecendo o que devia ser sopesado e lembrado...

mas tudo bem...
apenas sentimentos... apenas desabafos...

talvez novamente a porta era relevar e ficar quieta. Uma vez após a outra. A difícil arte da compreensão.

Amo vcs!

LIGA DA JUSTIÇA

A liga da justiça traduz a amizade de pessoas que ao longo de uma convivência de 6 anos tornaram-se companheiras de uma vida.
Algumas se amaram logo de cara, outras se revelaram maravilhosas apesar da 1° impressão, e outras, mesmo tendo se afastado fisicamente, continuam sendo essenciais.
Mas o mais importante é q apesar de todos os conflitos, as diferenças e os desencontros permanecemos cada vez mais unidas.
Por tudo aquilo que passamos, pelas lágrimas que choramos nos ombros umas das outras, pelos amores perdidos e ilusões destruidas que só se tornaram suportaveis pq dividimos, por todas as risadas na hora errada, por todas as cachaças que bebemos, por todo o apoio que nos demos, quero dizer muito obrigada à todas e trazer esse blog como mais uma forma de nos mantermos ligadas...e tb ter aquela famosa DR que eu tanto gosto...rsrsrsrsrsrs